GESTÃO COM ALMA: POR QUE O HUMANISMO É FUNDAMENTAL PARA A ADMINISTRAÇÃO MODERNA
DOI:
https://doi.org/10.55820/admf.2025.20Palavras-chave:
Abordagem humanística, Comprometimento, Resultado nas OrganizaçõesResumo
O presente estudo tem como objetivo evidenciar a relevância da abordagem humanística na administração das organizações, sublinhando os obstáculos enfrentados na adoção dessa perspectiva com estratégias produtivas de gestão humanizada, para que possa auxiliar no aprimoramento de melhores práticas gerenciais. O referencial teórico discute questões relacionadas à qualidade de vida no ambiente de trabalho, motivação e relações interpessoais no contexto laboral. Em relação à metodologia utilizada, a pesquisa foi realizada de maneira quantitativa, com uma amostra não probabilística, escolhida por conveniência, através de um formulário online aplicado a 78 colaboradores. Entre os principais resultados, constatou-se que 90% se sentem motivados ao receber elogios da liderança, 88% expressam satisfação com suas funções, 88% afirmam estar felizes em seus cargos, 85% sentem apoio da equipe, 81% relatam que suas queixas são tratadas de maneira paciente e clara pela chefia, 79% dizem se sentir acolhidos pela liderança, 78% mencionam a oportunidade de crescimento na carreira, 72% concordam que são reconhecidos por suas contribuições na empresa e 68% experimentam alguma frustração no trabalho. Como contribuição, a pesquisa ressalta a necessidade de uma gestão mais integrada, humanizada e eficiente, promovendo um ambiente laboral saudável, que motive e aumente a produtividade. Além disso, o estudo analisa como a gestão humanística pode elevar a satisfação dos colaboradores, fomentar lealdade e comprometimento, incrementar a produtividade e qualidade do trabalho, resultando, assim, em melhorias nos resultados das organizações.
Referências
AAKER, KUMAR, DAY, Pesquisa Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
COELHO, J. A. P. M., SOUZA, G. H. S. Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em Informática na Educação. Metodologia de Pesquisa Em Informática Na Educação: Abordagem Quantitativa de Pesquisa, 2019.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS-2. Tradução Lorí Viali. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
KANAANE, Roberto. Comportamento Humano nas Organizações: o homem rumo ao século XXI. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KUHL, Marcos Roberto. Interdependência entre a colaboração para inovação e o desempenho sustentável na indústria brasileira de eletroeletrônicos. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná, 2012. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
PERIARD, Cláudia Valente. Teoria das relações humanas – humanizando a empresa. Disponívelem: http://www.sobreadministracao.com/teoria-das-relacoes-humanas- humanizando-a-empresa/. Acesso em: 26 de agosto de 2019, as 20h.
SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teoria da Administração. 5.reimpr. da 1 ed. de 2001. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.